Festa de Santo Antônio: Comidas Típicas, danças e música para celebrar o padroeiro do município
De 7 a 13 de junho, a Praça da Estação foi palco de apresentações dos artistas da terra e de renome nacional, quadrilhas e as tradicionais opções gastronômicas nas barraquinhas.
Publicado em 17/06/2024 14:22 - Atualizado em 18/06/2024 08:36
A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Cultura e Desenvolvimento do Turismo, realizou entre os dias 7 e 13 de junho a tradicional Festa de Santo Antônio. A celebração, que é considerada um patrimônio imaterial do município, aconteceu na Praça da Estação e foram sete dias de muita música, quadrilhas e comidas boas para a população santa-barbarense.
Além das barraquinhas de Santo Antônio a cidade também recebeu pela primeira vez o Festival da Vida que nesse ano completou 20 anos oferecendo uma programação inclusiva e diversificada, voltada para adultos, idosos, crianças, jovens, indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestantes e cadeirantes.
A festa iniciou-se no último dia 7 com uma apresentação dos alunos da Apae, logo depois um super show com a banda MiodeBao e para encerrar o primeiro dia de barraquinhas, tivemos um forro com Black Trio que colocou todo mundo para curtir e dançar.
No sábado (8), quem abriu os trabalhos foi a Orquestra Mineira de Viola Caipira que emocionou os presentes cantando clássicos da música caipira, logo após a quadrilha do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e encerrando a noite a rainha da sofrência de Santa Bárbara, Ingrid Leonara cantando sertanejos clássicos e atuais.
O terceiro dia de festa começou bem cedo para as crianças, com a rua brincante e a comidinha cantada. À noite tivemos o artista da terra Julio Lagares, a Quadrilha Profissional Feijão Queimado encantou o público presente e para encerrar com chave de ouro o domingo, a atração nacional Falamansa chegou com muito forró e sucessos conhecidos em todo o Brasil.
Na segunda-feira (10), foi a vez do quadrilhão das escolas municipais se apresentar no palco da Praça da Estação e após a dança, o rock tomou conta das barraquinhas com as bandas Uzotro e Banduzé. Na terça-feira (11), quem abriu as apresentações foi a banda Rock Bar e, encerrando a terça, a atração nacional Chama Chuva chegou cantando seus sucessos que embalaram o forró nacional.
No penúltimo dia de evento, tivemos a apresentação do colégio Educare, show com a Estação da Música “José Luiz Pinto Coelho” e convidados e a cantora Edilene Bombom finalizou a quarta com muita música animando os presentes na praça. Já na quinta-feira (13), dia de Santo Antônio, a celebração começou cedo com o almoço de Santo Antônio e o show de Bob Drumond.
A tarde, a fé tomou conta da Praça da Estação com a apresentação da Comunidade Católica Colo de Deus, que emocionou o público cantando sucessos como Jesus meu esposo e desperta, fechando com chave de ouro a nossa tradicional barraquinha.
Festival Gastronômico “Sabores de Santo Antônio”
Além das exibições e dos espetáculos, os participantes da festa também desfrutaram da incrível gastronomia de Santa Bárbara. Nas barracas que participam tradicionalmente da Festas de Santo Antônio, os presentes encontraram uma diversidade de pratos cuja regra seria ser original e conter pelo menos um dos ingredientes: Queijo, Milho, cachaça ou mel.
Essas iguarias foram avaliadas pelos jurados que contemplaram os seguintes vencedores: 1° Grupo Florescer; 2° Assambloc e 3º AART. E no quesito barraca destaque por voto popular a contemplada foi a Pastoral Familiar.
por João Paulo - Assessor de Imprensa