Cruz dos Peixotos e André do Mato Dentro
.
Publicado em 11/03/2011 10:42 - Atualizado em 05/10/2011 09:50
Cruz dos Peixotos: A História de Cruz dos Peixotos tem início com a Fundição do ferro na região para a fabricação de ferraduras. Esta foi a primeira atividade desenvolvida pelos habitantes da Comunidade. Como esta, a criação de gado e a lavoura de subsistência também tiveram grande destaque.
Cruz dos Peixotos até então conhecida como Lagoa dos Peixotos, devido à lagoa construída por José Batista Rodrigues para o abastecimento de sua residência e de demais moradores da região. A comunidade se desenvolve e por volta de 1890 ganha um cruzeiro, erguido por Izabel Ricardo Lopes com o objetivo de ali realizar suas orações e mandar futuramente construir uma igreja. Este sonho se concretiza apenas no ano 1999.
Com determinação e fé Dona Izabel prossegue então a missão de zelar pela comunidade. Alfabetiza as crianças dando aula em sua própria casa, junto a ela os pais trabalham pela educação dos filhos. Izabel Ricardo Lopes foi a primeira professora a ser remunerada na comunidade e trabalhou pela educação cerca de 35 anos. Em 1969 Cruz dos Peixotos conquista sua escola num terreno doado por Josefina Lopes de Oliveira e em 1990, depois de criada a associação dos moradores, a comunidade se empenha na busca pelo desenvolvimento e na construção de sua Igreja.
André do Mato Dentro – Contam os antigos moradores, que o André surgiu em meados do século XIX. Existia na região um fazendeiro chamado Raimundo do Couto, que nasceu e criou sua família. O local era denominado “Fazenda do André”, passando a chamar-se “André do Mato Dentro”, a partir de 1954, segundo Alice Maria dos Santos. A família Couto é a mais tradicional da comunidade.
André é lugar privilegiado com suas nascentes de água doce, cachoeiras, que formam o rio São João, que passa no município de Barão de Cocais. É também rodeado pelas serras do Gandarela, Almeida e próximo a serra do Gongo Soco, formando uma linda paisagem natural, atrativos para quem procurar tranquilidade e ar puro. A economia da comunidade baseia-se na criação de gado leiteiro e corte, plantio de eucalipto, apicultura, artesanato, produção de cachaça, criações doméstica. E a maior parte dos seus moradores trabalha nas cidades vizinhas.
Pertencendo-se ao município de Santa Bárbara, localiza-se a 36 quilômetros da sede do município, passando por Barão de Cocais;, 18 quilômetros da cidade de Caeté e aproximadamente 85 quilômetros de Belo Horizonte.
Cruz dos Peixotos e André do Mato Dentro, a sudoeste do município de Santa Bárbara - no distrito de Conceição do Rio Acima - conservam ainda uma natureza de flora e fauna de uma riqueza singular.
Suas cachoeiras, um verdadeiro espetáculo da natuerza, são grandes atrativos turísticos, atraindo a atenção de muita gente.
A Cachoeira de Cruz dos Peixotos, localizada na fazenda Itueté, com seus 30 metros de queda, grandes pedras e lagos, é a mais procurada por ser local aprazível e próprio para piquenique.
Ricos em águas de classe especial, as nascentes, córregos e rios desta região têm emprestado à região a sua contribuição. Utilizado antes pela lavadeiras e hoje por banhistas vindos de vários lugares, o rio que irriga e enfeita a região tem também seu papel de integração regional.
Já na comunidade de André do Mato Dentro, assim como em Cruz dos Peixotos, os recursos naturais são preservados, protegidos e bem cuidados.
As águas, especiais como as outras da região, barradas, movem moinhos, engenho e gerador de energia elétrica.
Aqui também as cachoeiras são as vedetes da natureza. A Cachoeira das Sete Quedas, que despeca inundando um caldeirão de pedra, transforma-se numa belíssima piscina natural.
Várias outras cachoeiras se destacam na região: Cachoeira da Passagem, das Andorinhas e do Almeida. As trilhas, com variado grau de dificuldades, é pródiga em obstáculos: pedras, túneis, raízes e animais silvestres.
por Comunicação