Corporação Musical Santo Antônio e Modo de Fazer Bonecas de Palha tem os seus registros revalidados
A Corporação Musical Santo Antônio e o Modo de Fazer as Bonecas de Palha tiveram seus Registros de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Bárbara revalidados por mais 10 anos
Publicado em 13/12/2024 16:31 - Atualizado em 28/12/2024 10:18
O Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara aprovou ontem (12), a revalidação dos registros da Corporação Musical Santo Antônio e do Modo de Fazer Bonecas de Palha como Patrimônios Culturais Imateriais do município. Esse reconhecimento é muito importante para destacar e valorizar essas manifestações culturais que fazem parte da identidade e da história do município.
Com a revalidação do registro desses bens, o município busca incentivar um ambiente onde tradições e inovações existam em harmonia, assegurando que as futuras gerações possam aprender e apreciar a riqueza de nossa herança cultural.
Corporação Musical Santo Antônio.
Com mais de 100 anos de história, a Corporação Musical Santo Antônio é um símbolo da tradição musical da cidade transmitida por gerações de santa-barbarenses. Além de sua contribuição na produção musical, a Corporação atua na formação de jovens, oferecendo aulas gratuitamente de instrumento à comunidade.
Seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Bárbara foi oficializado em 2014 e, mesmo uma década após seu registro, ela continua ativa e importantíssima para a comunidade.
Modo de Fazer Bonecas de Palha.
O Modo de fazer as Bonecas de Palha é um saber adquirido de Maria Lúcia através de sua mãe, Dona Hilda. A técnica de transformar a palha de milho em bonecas reflete a criatividade e o talento dessas artesãs e, após dez anos do seu registro, se tornou um símbolo reconhecido do artesanato produzido em Santa Bárbara, sendo um dos mais procurados por turistas.
A partir de oficinas, outras pessoas estão apreendendo a fazer as bonecas de palha, o que garante que o saber está sendo transmitido para gerações. A gratidão que Maria Lúcia demonstra em cada etapa do processo é um testemunho de sua dedicação e respeito pela natureza e pela herança recebida de sua mãe, resultando em peças que carregam história, dedicação e autenticidade.
por Comunicação Social