Hackathon no IV Fórum de Gestão, para imergir você no modelo mental de inovação da Gestão 5.0
Anunciando um novo modelo de Gestão, a maratona, inédita, traz proposta de incentivo à cultura inovadora, num espaço gratuito e aberto à população, a fim de desenvolver cinco pilares e construir soluções para o serviço público nos moldes das cidades inteligentes. Inscrições:https://bit.ly/2KWQ8
Publicado em 22/04/2019 23:03 - Atualizado em 19/02/2021 11:26
Anunciando um novo modelo de Gestão, a maratona, inédita, traz proposta de incentivo à cultura inovadora, num espaço gratuito e aberto à população, a fim de desenvolver cinco pilares e construir soluções para o serviço público nos moldes das cidades inteligentes.
De cara nova! Um evento interativo, voltado para a criação de soluções inovadoras, a fim de resolver desafios do serviço público. Bem-vindos ao IV Fórum de Gestão Pública da Prefeitura de Santa Bárbara! Reprograme a sua agenda para os “Desafios para ir além”, “Construindo a cidade do futuro” e outras inéditas programações, nos dias 24, 25 e 26 de abril, no Centro Esportivo(Cesb).
O cronograma te leva a entrar em novo ambiente. Para se preparar para uma intensa maratona, a programação vai te imergir no tema “Modelo Mental de Inovação e Engajamento”. Aí sim, estará no clima da Hackathon, a maratona que vai identificar problemas e validar soluções alinhadas com os cinco pilares do novo modelo de Gestão 5.0.
MODELO DE GESTÃO 5.0 - DESENVOLVER, INSPIRAR, IR ALÉM
Pilares. No segundo dia de evento, representantes da Fundação João Pinheiro, do Sebrae, da empresa Novos Governos e o doutor em Educação, Celso Vasconcellos, falarão sobre os pilares que norteiam o novo modelo de Gestão 5.0. São eles: Integridade Pública (Eficiência Fiscal e Transparência), Saúde e Qualidade de Vida, Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável, Educação e Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
IGMA. Os pilares desenvolvidos dentro da Gestão 5.0 fazem parte do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), estruturado pelo Aquila e lançado em 2018. Há ainda, dentro destes, pilares secundários, sendo eles: Turismo, Meio Ambiente, Agricultura e Cultura. O objetivo é avaliar a gestão e o nível de desenvolvimento dos municípios do Brasil.
Objetivo. O propósito é nos provocar, levantar problemas e gerar reflexões, construtivamente, observando como estamos, aonde mais queremos chegar e o que faremos pra alcançar novos resultados. Neste cenário, o IGMA nos classificará, dentro de cada pilar, como ‘Crítico’, ‘Em Desenvolvimento’, ‘Desenvolvido’ ou ‘Excelente’. A partir disso, a Gestão 5.0 vai se orientar para as novas prioridades da administração pública; direcionando onde buscar boas práticas para promover uma melhoria estrutural do IDH do Município. Além do IGMA, a Gestão 5.0 baseia-se, também, nos dados públicos das seguintes instituições: Sebrae, Firjan, CNM, Portal Integrar BB, Atlas do Desenvolvimento Humano, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Datasus, Ministério Público Federal, Mapa da Violência, Siconfi, Denatran e Observatório das Cidades, além dos Objetivos de Desenvolvimento da ONU (ODS).
Desenvolver, Inspirar, Ir Além. É nesse clima, que durante o IV Fórum, o cidadão poderá conhecer melhor os nossos cinco pilares, ajudando o município a trabalhá-los, de modo a desenvolvê-los, criando soluções na primeira Hackathon de Santa Bárbara, parte estratégica da programação do evento. É mais uma oportunidade de construirmos e desenvolvermos juntos soluções e políticas públicas, inspirados pelas experiências a serem compartilhadas no âmbito do Fórum, com o objetivo de irmos além, dentro desse novo modelo de gestão.
HACKATHON
Inédito! É a primeira vez que uma Hackathon acontece no município. A maratona começa na tarde do segundo dia do Fórum de Gestão, com uma dinâmica, a fim de descontrair e integrar os participantes na imersão, prevista para durar quase 24h.
Problema Validado. Neste momento, os participantes entrarão em contato com os desafios existentes no âmbito da gestão pública e, a partir de então, formarão grupos para trabalhar na solução desses problemas, com ajuda dos mentores da Hackathon. É importante lembrar que as problemáticas são alinhadas com os cinco pilares a serem desenvolvidas no Modelo de Gestão 5.0.
Brainstorm Solução. A partir do contato com o problema, os grupos farão um brainstorm, a fim de identificar as possíveis soluções.
Solução Validada. Após criarem soluções, dentro de uma perspectiva de inovação, valendo-se das ferramentas que julgarem necessárias e assertivas, e passarem pelo crivo dos mentores, os grupos validarão a solução com representantes do poder público, neste caso, os setores diretamente impactados.
Pitch. Ao final, os participantes “vendem” a ideia para a banca julgadora, pontuando tópicos do processo de desenvolvimento da solução, desde a validação do problema, da criação da solução/validação, até o resultado da validação.
Resultados. Após o pitch e conhecimento dos resultados, todos os grupos chegam ao fim do processo, com o propósito atingido, isto é, a ativação do potencial criativo.
Premiação. O primeiro lugar terá a sua ideia vencedora, transformada em um projeto, no âmbito da administração pública. Neste cenário, lembramos, também, o prêmio ‘Saber’ - Quem Participa, Inova, uma iniciativa que reconhece as boas práticas de gestão empreendidas pelos servidores no contexto de trabalho, destacando a inovação e criatividade dentro das áreas de atuação da administração pública. A honraria será entregue no IV Fórum, pelo segundo ano consecutivo, premiando os vencedores com R$5000.
Participação. Para aqueles que optarem por participar da Hackathon, sugerimos que levem notebook, considerando, este, não ser um pré-requisito para participação. A indicação se faz a fim de que, pelo menos, uma pessoa de cada grupo, formado na hora, tenha disponibilidade de pesquisa e montagem da apresentação final das atividades desenvolvidas. O espaço do evento estará aberto 24 horas, caso necessário, estando, assim, disponível para o desenvolvimento das atividades. Para esta agenda, a inscrição será durante o evento.
INSCRIÇÕES
Inovação. Nesta edição do Fórum de Gestão Pública as inscrições serão feitas pela Sympla, uma plataforma on line, inteligente, de venda de ingressos, inscrições e gestão de participantes.
Aplicativo ou site. O participante pode se inscrever pelo aplicativo da Sympla ou no site. Ao concluir a inscrição, a plataforma gerará um código identificador, que o inscrito deverá imprimir ou levar no celular para ter acesso ao evento.
Ainda dá tempo. Quem não conseguir se inscrever com antecedência, poderá fazê-la na hora, via formulário disponibilizado pela organização. Aqueles que tiverem acesso à internet em seu smartphone, se preferirem, poderão fazer, também na hora, a inscrição pela Sympla.
Download. Baixe a nossa programação e inscreva-se: https://bit.ly/2UNG2O8.
Inscrições para o Fórum. https://bit.ly/2KWQ8Id.
por Comunicação