Brumal
.
Publicado em 11/03/2011 13:07 - Atualizado em 16/03/2011 14:41
Brumal é um distrito da histórica Santa Bárbara, município localizado no Quadrilátero Ferrífero, na região da Serra do espinhaço. O distrito, que é o mais antigo do município, foi fundado em 1704 pela Bandeira de Antônio Bueno.
O povoado foi formado pelos bandeirantes no vale onde hoje fica o centro histórico do distrito e recebeu dos seus fundadores o nome de Brumado, devido a grande serração (bruma), comum na região durante o inverno, uma vez que fica ao sopé da Serra do Caraça e próximo ao rio com o mesmo nome.
O nome Brumal foi oficializado em 1943, mas o local também já foi denominado: Brumado do Mato Dentro, Santana do Brumado e Barra Feliz.
Embora os fundadores, a princípio, tenham achado insuficiente a produção das minas locais, a atividade mineradora significativa foi responsável pelo crescimento do povoado. Um grande número de pessoas nele se estabilizou em busca das produtivas minas de ouro.
O povoado cresceu tanto que, por volta de 1730, a igreja de Santo Amaro já estava sendo construída com toda a pompa. A licença para a obra foi solicitada em 1727 por Amaro da Silveira Borges, morador do arraial.
Segundo arquivos, em 1837, o arraial contava com 1073 moradores e já possuía 173 casas. Hoje, o distrito conta com mais de dois mil habitantes e preserva de seu centro histórico vários monumentos, dentre eles: a Igreja, o Largo com o Chafariz ao centro, a Casa do Cartório e o prédio da escola velha, hoje o Centro Comunitário José Januário Câmara.
por Comunicação