Alunos da rede municipal criam jogos e modernizam a forma de aprender matemática
Sala de Informática fica localizada no Núcleo de Tecnologia Educacional e conta com computadores de última geração à disposição dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Publicado em 02/12/2024 16:10
Trazer a tecnologia para os nossos estudantes é investir em um futuro melhor para todos eles. Pensando nisso, a Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última semana, a primeira aula no Núcleo de Tecnologia Educacional, equipada com computadores de última geração, o espaço é excelente para introduzir os alunos em uma nova forma de aprender matemática e outros conteúdos.
Durante a aula inicial, os alunos foram apresentados à lógica da programação e desafiados a criarem um jogo de plataforma, no qual o personagem deve desviar de diferentes obstáculos. Para realizar o desafio, foram utilizados conteúdos matemáticos como plano cartesiano, números racionais, números inteiros e ângulos.
Como forma de auxiliá-los, a professora de matemática da rede, Najia Maria Marcelino, participou da aula-piloto e introduziu de forma lúdica à matemática as ferramentas necessárias para a melhor utilização dos programas de criação de games.
Ao final da primeira etapa, os alunos puderam experimentar o jogo que criaram e até mesmo realizar ajustes na dificuldade, explorando os recursos aprendidos durante o curso e observando os impactos dos números nos elementos do cenário.
Núcleo de Tecnologia Educacional
O Núcleo de Tecnologia Educacional é mais uma ação do Programa Municipal Ensino Público Conectado, que visa introduzir a tecnologia proporcionando inclusão digital e social.
O objetivo é oferecer aulas de informática, programação e robótica aos estudantes, promovendo a parceria e participação efetiva dos professores da rede, de todas as disciplinas, no desenvolvimento de conteúdos com os alunos.
A partir do início do próximo ano letivo, serão oferecidos cursos para professores e estudantes, utilizando o espaço do Núcleo de Tecnologia Educacional para desenvolver atividades relacionadas a conteúdos como ciências, história, matemática, língua portuguesa, entre outros. Elas acontecerão no horário regular e contra-turno, atendendo crianças e adolescentes das unidades escolares da sede e distritos.
Como extensão do Núcleo, serão disponibilizados aplicativos para os tablets educacionais dos estudantes, permitindo a continuidade das tarefas iniciadas nas aulas no laboratório, na casa do aluno e nos educandários, além de proporcionar a conexão direta com os kits de robótica.
por João Paulo - Assessor de Imprensa